Todas as ADEs da cidade contam com um FADE-, cuja sigla significa Fórum das Áreas de Diretrizes Especiais, e reúne representação do setor popular, empresarial e da prefeitura. É por meio desse grupo que são debatidas e definidas as modificações urbanas de uma região protegida pela ADE (Área de Diretrizes Especiais), como Santa Tereza.
É um instrumento que visa garantir a preservação das características arquitetônicas, urbanas e da qualidade de vida local.
Assim, no dia 18 de novembro, foi realizada a 4ª. Reunião do FADE – Fórum da Área de Diretrizes Especiais de Santa Tereza com a presença dos representantes da Associação, José Pedro e Lincoln Barros pelo setor popular.
Segundo José Pedro e Lincoln, no encontro foram tratados dois pontos importantes para o bairro: a apresentação detalhada do sistema de Monitoramento da Política Urbana, que coloca à disposição da população um extenso conjunto de dados, que permite o acompanhamento das mudanças na ADE (assim que os links para acesso estiverem disponíveis no site da PBH, vamos divulgá-los); e a situação do processo de tombamento da Fábrica de Pregos.
Sobre o tombamento da Fábrica de Pregos, que fica à Rua Conselheiro Rocha 1600, o Diretor do Conselho Municipal de Patrimônio, Carlos Bicalho, relatou que o processo está parado desde 2017, quando não foi votado por falta de quórum. Diante disso, a Associação formalizará ao Patrimônio nova avaliação do parecer de tombamento.
Entretanto, Carlos Bicalho alertou que o tombamento do imóvel, caso ocorra, não impedirá a realização da Operação Urbana Consorciada (OUC), que promoverá modificações na área chamada de Chapéu de Napoleão, cobiçada pelo mercado imobiliário. Entretanto, o tombamento poderá restringir eventuais problemas para o bairro.
O Secretário do FADE, Guilherme Lana, informou que não há, no momento, solicitação para a Secretaria Municipal de Política Urbana de qualquer estudo sobre o Chapéu do Napoleão e que a aprovação de uma OUC é um longo processo.
No momento não tem nada, mas de repente surge uma nova tentativa de acabar com a preservação da qualidade de vida e das características urbana do bairro. Portanto, “orai e vigiai”
A área apelidada pela prefeitura de Chapéu de Napoleão, por ter o formato do chapéu usado pelo imperador da França, apesar de estar situada geograficamente em Santa Tereza, está fora da proteção da ADE. É trecho urbano de transição entre os bairros Santa Tereza e Santa Efigênia, entre a Avenida dos Andradas, Rua Conselheiro Rocha e áreas das Vilas Dias, São Vicente e União.
Nesse espaço ficam a Fábrica de Pregos São Lucas, mais à direita o Campo de Futebol Santa Tereza e a linha do metrô fica atrás.
Trata-se de uma área cobiçada pelo mercado imobiliário, sendo que grande parte já pertence à construtora PHV, que desde 2013, vem sempre ameaçando construir um mega empreendimento ali, que trarão impactos negativos para todo o bairro, caso ocorra.
Matérias relacionadas
Moradores pedem o tombamento da Fábrica de Pregos
Santa Tereza e outros bairro recusam mudanças nas suas ADEs
FADE instrumento de proteção a Santa Tereza
O que é uma ADE?