Banda Diesel - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Banda Diesel

17 ago, 2024 as 22:00 18 ago, 2024 as 01:00

A banda Diesel, de Belo Horizonte, anuncia oficialmente o seu show de reunião com a formação clássica que incendiou o Brasil e os EUA na virada deste século.

No dia 17 de agosto (sábado), a Autêntica recebe a apresentação única de Gustavo Drummond (voz e guitarra), Jean Dolabella (bateria), Leonardo Marques (guitarra) e Thiago Corrêa (baixo), em uma grande celebração aos 25 anos de lançamento do álbum homônimo, “Diesel”, e a outras canções da banda naquela época. Os ingressos já estão à venda pelo site da Autêntica.

CONTO DE FADAS E GUITARRAS

Conhecido principalmente pelo seu histórico show na abertura do Rock In Rio III (2001), o Diesel viveu uma espécie de conto de fadas e guitarras durante a sua trajetória no Brasil e ainda durante muito tempo de carreira nos Estados Unidos, quando teve um contrato fonográfico com uma grande gravadora. Desde sempre cantando em inglês, a banda mudou o seu nome para Udora e passou por diversas fases de sua carreira nos EUA.  Em 2007, o Udora retornou ao Brasil, com outros integrantes e outra proposta musical, terminando após alguns anos. Desde então, o anseio por uma reunião original do Diesel em seu estado puro e com os integrantes clássicos passeia pelos corações saudosistas do rock mineiro daquela época ou pelas novas gerações que conheceram a banda apenas pelos seus casos e histórias deixadas. 

QUEM É O DIESEL HOJE 

Atualmente, todos os integrantes do Diesel têm outros trabalhos de destaque na música brasileira. Gustavo Drummond está à frente da banda Oceania, com dois álbuns lançados, que figuraram em listas dos melhores de rock do país. Também atua em carreira solo. Jean Dolabella é referência nacional como baterista, integra a banda da cantora Pitty, foi membro do Sepultura e do Ego Kill Talent, é professor de bateria e graduado pela Los Angeles College of Music. Leonardo Marques é guitarrista, produtor, cantor e compositor com três álbuns lançados, um dos fundadores da banda Transmissor e grande responsável pelo estúdio Ilha do Corvo, produzindo novos nomes da cena nacional. Thiago Corrêa é multi instrumentista, compositor e cantor, já lançou um disco solo, integra o Graveola, fundador do Transmissor, baixista da banda de Lô Borges, já excursionou e gravou com grandes artistas nacionais. É um dos responsáveis pelo Estúdio Frango no Bafo e produtor musical.  

Por Luciano Viana

A HISTÓRIA NO BRASIL

O Diesel nasceu em 1997, em Belo Horizonte, a partir do encontro entre Gustavo Drummond, jovem guitarrista e compositor, e Jean Dolabella, então baterista prodígio da música de BH. Em breve, juntou-se o baixista Ian Dolabella, primo de Jean e figura marcante da cena alternativa na cidade. Com a chegada do guitarrista Leonardo Marques, o quarteto se constituiu em sua sonoridade muito pesada, intensa e com performances arrebatadoras. Gravam juntos o álbum “Diesel”, de 1999. Com a saída de Ian Dolabella, Thiago Corrêa assume o contrabaixo, antes do lançamento do disco. Com essa formação, Gustavo, Jean, Leonardo e Thiago trilharam um percurso explosivo em BH, com shows lotados, catarse do público, além do interesse da mídia especializada nacional.

O Diesel saiu então em turnê por diversos estados do Brasil, de forma totalmente independente, alcançando grande projeção. Em 2001, termina chegando ao ponto mais alto das pretensões roqueiras nacionais naquele momento. Foi a banda brasileira escolhida para abrir o último dia do Rock In Rio III diante de um inacreditável público de 250 mil pessoas. Em um show poderoso e furioso, que colocou a multidão para cima com a mesma competência das estrelas como Red Hot Chilli Peppers, Silverchair e Deftones, o Diesel começou a cunhar o seu status de lenda. O show, no meio da tarde, precisou ser encerrado com apenas 25 minutos de duração, devido à grande agitação do público com a banda, tumulto e risco de pisoteamento do lado de fora do evento.

A HISTÓRIA NOS EUA

Com o Rock In Rio, o Diesel recebeu propostas da grande indústria musical brasileira. A exigência, porém, é que a banda abandonasse as letras em inglês e cantasse em português. Os quatro jovens não aceitaram e começaram sua empreitada mais ousada. Ainda em 2001, embarcaram de forma totalmente aventureira para a cidade de Los Angeles (EUA), sem dinheiro e garantias de como iriam se manter. Chegaram a morar na rua, mais especificamente dentro de uma antiga van dos anos 1970, na qual dormiam dividindo um velho colchão usado que encontraram na esquina. Trabalharam lavando carro, vendendo sapatos, atendendo em restaurante e entregando pizza. Mesmo assim, conseguiram marcar alguns shows em pequenas casas noturnas da cidade. E a mágica novamente aconteceu.

O público alternativo de Los Angeles também se encantou com o som dos quatro brasileiros e o milionário mercado das gravadoras dos EUA acabou por descobri-los. Em pouco tempo, os pequenos shows começaram a receber as visitas dos “olheiros” ou caça-talentos daquela cena. Foi assim que o Diesel assinou um grande contrato com a J Records, gravadora de nomes como Alicia Keys, Maroon 5, cujo dono era o produtor Clive Davis, o homem que descobriu Janis Joplin, Whitney Houston e Aerosmith. A banda mineira mudou de nome para Udora, devido a conflitos judiciais com a grife italiana Diesel e iniciou a gravação de um novo disco. Após desentendimentos com a gravadora, o contrato foi cancelado e o trabalho nunca foi lançado.

Novamente independentes, os quatro permaneceram nos EUA e gravaram o álbum Liberty Square, de 2005. Mesmo com boa aceitação, o disco não foi capaz de manter o combustível da aventura internacional. Dois integrantes saíram da banda (Jean Dolabella e Thiago Corrêa) e o Udora voltou para o Brasil em 2007 bem diferente do que foi. Terminava uma era.

DIESEL: SHOW DE 25 ANOS DO ÁLBUM

Data: 17 de agosto (sábado)

Horário: 22h

Local: A Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia)

Classificação Etária: 18 anos ( Maiores de 16 anos podem entrar com autorização dos pais com firma reconhecida em cartório/ Menores de 16 anos apenas acompanhado de um dos pais ou representante legal)

Ingressos: A partir de R$180 (inteira) e R$ 90 (meia para quem doar 1kg de alimento ou 1 agasalho) 

Vendas pelo site: www.sympla.com.br/autentica

Anúncios