“Novas Direções na Alemanha”, mostra que traz a vanguarda do cinema alemão contemporâneo
Exibições gratuitas ocorrem de 27 de agosto a 1º de setembro, sempre com um filme por dia, às 19h; programação conta com obras de diretores como Sarah Blaßkiewitz, Florian Dietrich e Leonie Krippendorff
A Alemanha é um país de marcante tradição cinematográfica, com renomados diretores como F. W. Murnau, Wim Wenders e Rainer Werner Fassbinder. No entanto, os nomes mais contemporâneos, embora menos conhecidos, também têm feito filmes memoráveis.
Pensando nisso, o Cine Humberto Mauro, em parceria com o Instituto Goethe, realiza a mostra “Novas Direções na Alemanha”, que traz ao público um panorama breve, porém poderoso, das produções alemãs atuais.
Entre os filmes exibidos, estarão obras de cineastas como Sarah Blaßkiewitz, Leonie Krippendorff e Florian Dietrich, que têm conquistado reconhecimento internacional pela originalidade das abordagens sensíveis e pela profundidade temática dos enredos que desenvolvem. A programação será composta pela exibição de um filme por dia, sempre às 19h. Todas as sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes do início, na bilheteria do cinema.
A mostra apresenta uma seleção diversificada de filmes que refletem as complexidades da sociedade alemã atual, dando destaque ao trabalho de cineastas mulheres nos últimos anos. “Casulo” (2020), dirigido por Leonie Krippendorff, narra a história de Nora, uma tímida menina de 14 anos em Berlim, que passa por transformações profundas durante um verão marcante.
Já “Toubab” (2020), de Florian Dietrich, é uma comédia sobre dois amigos que se veem obrigados a casar para evitar a deportação de um deles, e aborda questões como migração, racismo e sexismo.
Outro destaque é “Le Prince” (2021), de Lisa Bierwirth, que explora um intenso caso de amor entre uma curadora artística e um empresário congolês no cenário pós-colonial de Frankfurt.
“Preciosa Ivie” (2021), dirigido por Sarah Blaßkiewitz, segue a jornada de Ivie, uma afro-alemã que, ao conhecer sua meia-irmã, começa a questionar sua identidade e cultura.
Já “Nico” (2021), de Eline Gehring, acompanha a trajetória de uma cuidadora de idosos que decide treinar karatê após um ataque racista. Por fim, “Anima – Os Vestidos do Meu Pai” (2022), de Uli Decker, apresenta uma comovente história real sobre segredos de família e questões de gênero, por meio de uma narrativa que mistura animação e documentário.
PROGRAMAÇÃO
27/8 TER
19h “Casulo” (Kokon, Leonie Krippendorff, 2020) | 16 anos | 1h39
28/8 QUA
19h “Toubab” (Florian Dietrich, 2020) | 14 anos | 1h36
29/8 QUI
19h “Le Prince” (Lisa Bierwirth, 2021) | 16 anos | 2h05
30/8 SEX
19h “Preciosa Ivie” (Ivie wie Ivie, Sarah Blaßkiewitz, 2021) | 14 anos | 1h57
31/8 SÁB
19h “Nico” (Eline Gehring, 2021) | 14 anos | 1h20
1º/9 DOM
19h “Anima – Os Vestidos do Meu Pai” (Anima: Die Kleider meines Vaters, Uli Decker, 2022) | 16 anos | 1h35
Mostra “Novas Direções na Alemanha”
Data: 27 de agosto (terça-feira) a 1º de setembro (domingo)
Horários: Sempre às 19h
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Classificações indicativas: Variáveis
Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema