100 anos do cinema mineiro no Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

100 anos do cinema mineiro no Cine Santa Tereza

1 nov, 2023 as 08:00 23 nov, 2023 as 17:00

Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro no Cine Santa Tereza – Gratuito

Em 2023, a produção audiovisual associada a Minas Gerais completa 100 anos. Desde 1923, quando se tem o registro do primeiro filme de ficção de longa duração finalizado no Brasil e produzido em Belo Horizonte – “Canção da Primavera”, dirigido por Igino Bonfioli e Ségur Cyprien –  a cinematografia do Estado tornou-se uma das mais significativas do país.

Para revisitar e celebrar o cinema feito em Minas, será realizada a mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro”, com sessões entre os dias 1º e 10 de novembro e sessão especial no dia 23/11, no MIS Santa Tereza, em Belo Horizonte.

A Mostra “Minas Gerais em 10 décadas” vai exibir 21 produções de várias épocas e a  programação também conta com sessões comentadas. A coordenação da Mostra é do crítico de cinema Marcelo Miranda.

A mostra reúne 21 longas-metragens de várias épocas, estilos e autorias que desenham uma radiografia possível sobre ver e pensar o estado. São obras realizadas por nomes mineiros ou por gente de fora que veio filmar em Minas. Os filmes selecionados constroem um imaginário a partir da geografia, da liberdade de ficção e fabulação do cinema e da identidade das contradições históricas mineiras.

As produções apresentadas incluem nomes dos primórdios e da contemporaneidade, como Humberto Mauro, Juliana Antunes, Maurílio Martins, Gabriel Martins, Helvécio Ratton, Ricardo Alves Jr, Carlos Alberto Prates Correia, Cao Guimarães, Maurício Gomes Leite, Carlos Hugo Christensen, Sylvio Lanna, Elza Cataldo, Marília Rocha, Paulo Augusto Gomes, Andrea Tonacci e Helena Solberg, dentre outros.

Programação
Dia 1º de novembro

16h – Bang Bang
(Andrea Tonacci – 1971 – Policial/aventura – 12 anos
Homem-macaco” vive múltiplas aventuras, como ser perseguido por uma quadrilha de criminosos bizarros composta por um criminoso cego, surdo e mudo que não possui habilidade alguma com o revólver. Filme policial satírico, estruturalmente livre, rodado na Belo Horizonte do início dos anos 1970.

17h35 – Baronesa
(Juliana Antunes – 2017 – Drama – 70´- classificação 14 anos)
Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

No Coração do Mundo
(Maurílio Martins e Gabriel Martins – 2019 – drama – 120`- 16 anos)
Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar os problemas. Para isso, ele precisa convencer a namorada, Ana, a se juntar a Selma e executarem o plano.

Dia 4/11
16h =Menino Maluquinho – O Filme
(Helvécio Ratton – 1995 – infantil – 120`- Livre)

Maluquinho é um menino como outro qualquer. Brincalhão, levado, esperto, alegre, ele teve a sorte de nascer numa família carinhosa, o que lhe permite aproveitar as delícias da infância. Um dia os pais decidem se separar e Maluquinho sofre. Até que aparece o Vô Passarinho, ex-piloto de avião, pronto a embarcar em todo tipo de travessura.

17h40 – Elon Não Acredita Na Morte
(Ricardo Alves Junior – 2016 – drama – 16anos)
Após o desaparecimento de sua esposa, Elon imerge em uma jornada pelos cantos mais sombrios da cidade, buscando entender o que pode ter acontecido a ela e tenta não perder a sanidade pelo caminho.

19h10Cabaret Mineiro (sessão comentada)
(Carlos Alberto Prates Correia – 1980 – aventura – 16 anos)
Durante viagem de trem pelo norte de Minas, Paixão, elegante aventureiro, se apaixona por Salinas. Os dois se amam na cabine-leito. De manhã, ao acordar, ele verifica que não existe ninguém na cabine. Em Montes Claros, Paixão se apaixona por Avana, dançarina espanhola dona de um cabaré.

Dia 5
16h – Sangue Mineiro
(Humberto Mauro – 1929 – Classif. ind. 12 anos)
Depois que perdeu seu pai, a jovem Carmen vivia sob a proteção de seu tutor, o capitalista Juliano Sampaio, dono de um hotel em Belo Horizonte. Ambos eram felizes no solar da província. Juliano tinha uma filha, Neuza, que estudava num colégio da capital. Numa noite de São João, Carmen, apaixonada por Roberto, amigo da família, vê seu amado dispensar à Neuza os mesmos afagos que lhe dava. Em pânico e desesperada, Carmen corre pelos campos, com a única vontade de se matar.

17h30 Andarilho
(Cao Guimarães | MG | 2007 | Documentário | 80 min)
Três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas em estradas do nordeste de Minas Gerais, entre as cidades de Montes Claros e Pedra Azul. São homens que estão na miséria por circunstâncias ou por serem espíritos livres, o que os faz caminhar sem parar, sem destino selado. Classificação indic: livre

19h10` – Enigma Para Demônios
(Carlos Hugo Christensen | MG | 1975 | Suspense | 99 min)
Elza, rica herdeira, chega a Belo Horizonte vinda de Buenos Aires para tomar posse de sua fortuna. É recebida pelo primo Raul, que a leva para sua casa em Ouro Preto. Elza toma conhecimento das circunstâncias dramáticas e misteriosas que ocasionaram a separação de seus pais e a morte de Lúcia, sua mãe e se envolve numa trama de mistérios e rituais satânicos. Classificação indicativa: 16 anos

Dia 07

16h A Vida Provisória
(Maurício Gomes Leite – 1968 – Drama -Classif. ind.16 anos

Um jornalista mineiro radicado no Rio de Janeiro segue para Brasília com documentos secretos a serem entregues a um político e com a missão de cobrir o importante pronunciamento de outro. Maurício Gomes Leite 1968 Drama BP 84 min 16 anos

17h40- Sagrada Família
(Sylvio Lanna – 1970 – Drama – Clas. 12 anos)
Ao longo de uma viagem, os quatro membros de uma família burguesa vão se desfazendo de seus bens materiais e de sua história. Conduzidos pela mão de um guia, eles levam uma arma e uma caixa de balas de festim. O guia as troca por balas verdadeiras, fazendo com que os integrantes da família sejam eliminados um a um, sempre sob suas ações malignas.

19h10 O Canto da Saudade
(HUmberto Mauro -1952 Aventura BP 96 min Livre)
Coronel Januário candidata-se a prefeito da cidade. Maria Fausta, afilhada do coronel, é cortejada por Galdino, acordeonista da região, mas namora João do Carmo às escondidas do pai. Durante a campanha eleitoral, a moça desaparece.

Dia 8
16h30 Vinho de Rosas
(lza Cataldo 2005 Drama histórico Cor 103 min Livre)
Joaquina foi criada em um convento sem conhecer sua origem. Aos 18 anos, descobre ser filha do revolucionário Tiradentes e que a mãe está viva. Decide mudar o seu destino e, assim, vai revelando o que aconteceu com as mulheres dos Inconfidentes. Elza Cataldo 2005 Drama histórico Cor – Livre

19h O Viajante
(Paulo César Saraceni 1998 Drama Cor 117 min 16 anos)

Rafael, o viajante, surge como um cometa numa pequena cidade do interior de Minas Gerais para a festa da padroeira da cidade. É ele quem acende paixões e crimes, especialmente de uma mulher devota com quem se relaciona. Paulo César Saraceni 1998 Drama Cor 117 min 16 anos

Dia 9
16h30 A Falta Que Me Faz (sessão comentada)
(Marília Rocha 2009 Documentário Cor 85 min 12 anos)
Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem ao redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.

19h Idolatrada
(. Paulo Augusto Gomes 1983 Drama Cor 90 min 18 anos)
Luís comemora as bodas de ouro com a esposa Alice. Após a festa, quando o casal relembra alguns dos momentos que construíram, ele revela um segredo: teve uma grande paixão no passado.

Dia 10
14h Argila
(Humberto Rosa – 1940 – Drama – livre )
Admiradora de obras de arte, em especial a cerâmica de Marajó, jovem viúva compra uma obra e a entrega a um talentoso artesão, para que desenvolva suas habilidades artísticas. Apaixonado pela patroa, o jovem desfaz seu namoro com uma moça da região. Alertada pelo pai da moça sobre o acontecido, a viúva, apesar de amá-lo secretamente, recusa o amor do ceramista.

15h45 Vida de Menina
(Helena Solberg 2003 Drama Cor 90 min Livre)
No final do século 19, Helena está num momento crítico de sua vida, quando começa a lutar para conquistar sua liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever um diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela.

17h30 Exilados do Vulcão
( Paula Gaitán 2013 Drama; romance Cor 130 min 14 anos)
Uma mulher sofre com a perda do homem amado. Um incêndio em sua casa destrói diversos objetos, mas fotos e um diário escrito por ele são resgatados. Ela decide percorrer o mesmo caminho feito por ele, conhecendo as mesmas pessoas e vivendo as experiências indicadas nas fotos e nas frases do diário

Dia 12

19h O Homem do Corpo Fechado
(Schubert Magalhães 1973 Faroeste/aventura Cor 91 min 18 anos)
No interior de Minas, mulher é mantida prisioneira pelo marido fazendeiro, mas se apaixona por um vaqueiro e foge com ele. Inconformado, o marido manda pistoleiros à sua procura.

Dia 23
16h30 Canção da Primavera
(Igino Bonfioli e Cyprien Segur 1923 Drama/Romance BP 128 min Livre)
A jovem Leonor fica cega em um acidente de automóvel e convalesce em uma fazenda, onde conhece e se apaixona por Roberto, que sofre preconceito por conta de uma deficiência física. Curada após uma operação, Leonor encontra Ricardo – assistente de seu médico – e os dois se envolvem amorosamente, pois ela acredita tratar-se de Roberto, que cai em depressão.

Serviço
*Mostra “Minas Gerais em 10 décadas: um século de cinema mineiro”8

Sessões: dias 1, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 12 e 23 de novembro
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria.
*Local:8 MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG)
Informações: (31) 3277-4699 | @cinesantatereza

Realização: Marcelo Miranda, com recursos do edital Exibe Minas 2022, Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo do Estado de Minas Gerais
Apoio cultural: Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Livre

MIS Cine Santa Tereza

Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza
Belo Horizonte,
+ Google Map
(31) 3277-4699

Anúncios